Mais vida. Mais bem-estar!

Artigos

O que é Nutrição Funcional?

O que é Nutrição Funcional?

 

Entenda os efeitos dos alimentos no seu organismo!

 

Seguindo a necessidade atual, em equilibrar a correria do dia a dia com uma melhor qualidade vida, a nutrição funcional ganha cada vez mais notoriedade e adeptos no mundo. De forma dinâmica, o conceito do tratamento foge das linhas tradicionais utilizadas, para abordar e prevenir, de maneira mais individualizada as complexas disfunções, desarmonias e desequilíbrios que geram malefícios à saúde.

 

A Nutrição é uma só, mas a principal diferença entre a nutrição tradicional e a funcional está no estudo da individualidade bioquímica e genética presente em cada  pessoa, o que permite o planejamento de uma dieta mais personalizada,lembrando que para definir o melhor plano alimentar para um cliente, é necessário conhecê-lo profundamente, através de exames laboratoriais, como também, através de uma profunda anamnese.

 

Em vez de limitar-se a contar calorias e à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, fibromialgia, artrite reumatoide, osteoporose, diabetes, desordens estéticas e alteração na performance física.

 

Ela busca reparar desequilíbrios no corpo e os pacientes experimentam diversos efeitos positivos sobre os sistemas imunológico, respiratório, cardiovascular e digestório.

 

A proposta da reeducação alimentar funcional é baseada em uma dieta anti-inflamatória. Quando estamos inflamados temos dificuldade de perder peso, o intestino não funciona, aparecem as celulites, aumenta o colesterol, aumenta estresse e por aí vai, um desequilíbrio global!

 

A Nutrição Clínica Funcional possui cinco princípios básicos:

Individualidade bioquímica; Tratamento centrado no paciente; Equilíbrio dinâmico entre fatores internos e externos; Interconexões em teia de fatores fisiológicos e Presença de saúde como uma vitalidade positiva e não a mera ausência de doenças.

 

A palavra de ordem do corpo é sinergia. Todos os sistemas do corpo interagem e estão relacionados… bioquímica, fisiologia, aspectos emocionais, cognitivos… E é baseado nesse diálogo que a nutrição funcional trabalha. O corpo visto como um todo e a saúde é o resultado de diversas relações harmônicas entre os sistemas orgânicos o que promove o funcionamento adequado do nosso organismo e a manutenção das funções vitais.
 

Luciana Schneider

Nutricionista CRN2 13834

Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional

Watches that have been crafted with precious stones are definitely not considered to be rolex replica sale. So, if you are not looking to spend a lot of money this is not the fake rolex sale category you want to spend your time looking into unless you just want to browse them for fun. Whatever your budget is, taking time to learn something about the replica watches sale product brand before purchasing is always a good idea. It can save you frustration and disappointment in the long run. There is nothing more satisfying than knowing that replica watches uk you invested your money (no matter how little) in a quality product. When you look at the price tag on designer or rolex replica uk, you may wonder what makes them so expensive. There is no doubt that they are constructed with the hublot replica sale finest materials and best craftsmanship, but how much better are they than watches that sell for much less?